Na chegada, ainda do avião, a vista é incrível. Se possível peça um lugar na janela do lado esquerdo do avião, os dois irmãos irão te recepcionar, como você pode ver no vídeo abaixo:
Fernando de Noronha possui 7 praias no Mar de fora e 21 praias no Mar de dentro completamente diferentes umas das outras. Fonte Algumas são calmas e formam piscinas naturais com água quentinha e outras são agitadas, perfeitas para quem curte surfar.
Mas a beleza é a mesma em todas. O verde da floresta se mistura com o preto ou o cinza das pedras e com o azul do mar. E todos os verdes, os tons de cinza e os azuis do mar são impossíveis de contar.
A vibe de Noronha é incrível também: já fiquei em lugares completamente diferentes - do mais simples ao mais sofisticado - e em todos fui muito bem recepcionada. Já fiz inúmeros passeios, aluguei buggy, peguei táxi e carona e sempre deu tudo certo. Isso porque todos que moram na ilha amam e cuidam dela. E, normalmente, são pessoas que nasceram ali e nunca quiseram sair. Ou são pessoas que foram uma vez e não quiseram mais ir embora. Adotaram a ilha como sua.
E não, não é uma ilha super hiper mega organizada. Se entramos um pouco a fundo em assuntos complexos (e não tão complexos assim) vemos que há muitos problemas, assim como nos outros lugares. Mas eu acho que a ilha tem uma proteção divina acima do normal. Sempre que ouço alguma coisa que aconteceu é relatado ‘uma vez aconteceu isso…’ , ‘uma vez uma pessoa precisou de atendimento médico urgente no continente e não conseguiu ir…’. Normalmente é uma vez que o problema acontece, e eles tentam solucionar da melhor maneira para que não aconteça novamente.
Por exemplo, as grávidas devem ir para o continente para terem seus filhos. O motivo simples é: não há um médico obstetra residente na ilha. Mas há outros motivos: mesmo se tivesse um médico, não teria uma UTI neonatal no caso de uma complicação com a criança, e montar toda essa estrutura em uma ilha que tem mais ou menos 10 crianças nascendo por ano é bastante caro. Então chegaram a esse consenso. Mas a criança pode ser registrada na ilha se for o desejo dos pais. Um documentário recente relata essa realidade: Proibido Nascer no Paraíso
Outra curiosidade é que não é qualquer um que pode morar na ilha. E nem ter uma casa própria na ilha. Só quem nasceu na ilha pode ter uma casa própria, e só pode ser morador se casar ou trabalhar com ou para alguém que mora lá. E a sociedade majoritária no caso de um negócio sempre será de quem reside. Não importa a quantidade de dinheiro que você investe, o que importa é se nasceu ou não na ilha, ou se é residente permanente (uma espécie de Green Card).
Eu fui para Noronha 3 vezes em um intervalo de 10 anos. O mais legal é que, em 10 anos, poucas coisas mudaram e, se mudaram, foi para melhor. Percebi que a quantidade de pousadas aumentou, tem uma quantidade de lojas e restaurantes maior, mas nada que se destaque. Existe uma estrada asfaltada que liga o aeroporto ao porto, mas as outras são calçamento. Os acessos à maioria das praias continua com estradas de terra bastante esburacadas, o que mantém o charme da ilha.
Em muitas praias, dependendo do horário, você será a única pessoa. Principalmente se a praia não for ‘famosinha’. E essa praia certamente será tão ou mais linda que a mais famosa.
Praia do Sancho, eleita a melhor praia do mundo no Traveler’s Choice de 2020.
Outra característica que para mim é fundamental nos locais onde viajo são os pontos para ver o pôr-do-sol. Normalmente temos um ou dois lugares para ver o pôr do sol. Em Noronha existem vários: onde ele se põe atrás de um morro, e também, dependendo da época do ano, podemos vê-lo se pôr do mar.
É nessa ilha que podemos encontrar golfinhos no seu habitat natural: eles fazem uma rota diária, então pela manhã podemos vê-los indo em direção ao porto. Também há uma grande quantidade de tubarões - que eu brinco que não sabem que são tubarões ainda, de tão mansinhos. Se você não cair em cima dele e assustá-lo ele nunca vai querer te morder. Afinal de contas ele tem uma quantidade imensa de alimento disponível
A ilha também é um dos locais do projeto TAMAR, que cuida, protege e controla as tartarugas marinhas residentes ali. Não é incomum (e sim comum) fazer snorkel e, de repente, aparece uma tartaruga imensa do teu lado, nadando calmamente. É mágico.
Os mergulhos também são conhecidos no mundo inteiro como sendo maravilhosos e inesquecíveis. Eu fiz o meu batismo em Noronha e foi espetacular. Eu tive muita sorte de ver uma grande quantidade de peixes de todas as cores, corais, um tubarão, arraias e algumas tartarugas. Quando saí da água disseram que esse é o normal. Ou seja, pelo menos uma vez na vida é indispensável mergulhar em Noronha.
- Leve protetor solar e repelente.
- Roupas leves, muitos biquinis (porque é úmido e demora para secar), cangas e um casaquinho leve para a noite.
- Definitivamente você não precisa levar nada além de um tênis e um chinelo de dedo para calçar.
- É cobrada uma taxa de preservação ambiental por dia. Essa taxa aumenta muito quando você fica mais de 10 dias na ilha. Confira antes de comprar sua passagem no site.
- Os parques também são cobrados, e algumas praias que você deveria conhecer estão nessa região. O valor e os locais podem ser vistos no site.
Se você usar essas dicas na sua viagem, me dá um retorno. Vou ficar muito feliz em receber sua mensagem pelo meu instagram @tatiluft.