Fui de ônibus de Talín, na Estônia para Riga, na Letônia, são 5h de viagem num ônibus muito confortável e com televisão individual.
Cheguei e fui direto para meu hotel: Old Riga Hotel Vecriga. É um dos hotéis mais antigos da Europa, e foi inaugurado em 1768.
Fui jantar no 3 Pavaru Restorans (Três Chefs Restaurante) e, seguindo a tradição dos países bálticos, mais um restaurante que parece estrelado. Um dos chefes veio na minha mesa, colocou um jogo americano de papel vegetal e fez um desenho lindo com os molhos para eu comer com o pão recém feito e quentinho de entrada. Não dá para explicar em palavras a delícia.
No outro dia fui para a cidade velha, que é Patrimônio Mundial da UNESCO. Tudo é perto, dá pra andar pela cidade velha sem precisar usar transporte público. Primeiro subi na cúpula da Igreja de São Pedro (St Peter’s Church) para ter uma visão da cidade de cima. Dentro da Igreja tinha uma mostra de arte com quadros e cerâmicas, achei fantástico!
O cartão postal de Riga é a Casa dos Cabeças Negras (House of the Blackheads), local de comerciantes estrangeiros construído no século 14. A casa foi destruída pelos nazistas e soviéticos, e depois foi reconstruída entre 1996 e 1999.
A Catedral de Riga (Riga Cathedral) foi construída em 1211 e é a maior Igreja medieval dos Países Bálticos. Possui um dos maiores órgãos da Europa e, na área externa da Catedral, tem vários canhões usados
O Castelo de Riga fica às margens do rio Daugava e foi construído no século XIV para proteger a cidade de possíveis invasores. Hoje é a residência do presidente da Letônia.
As Três Irmãs (Three Brothers Riga) formam um complexo de casas mais antigas da capital da Letônia e cada uma delas tem seu estilo arquitetônico, representando diferentes épocas. A da esquerda ficou pronta no final do século XVII, enquanto a do meio passou por modificações até XVIII. Nesta funciona o Museu de Arquitetura de Riga (achei hilário, uma vez que esta é bem torta, parece que está escorada nas outras). A casa branca à direita é a mais antiga, construída no século XV e habitada por artesãos.
O Monumento da Liberdade (Freedom Monument) é uma escultura com 42 metros de altura e é símbolo da luta pela independência do país e retrata uma mulher segurando três estrelas douradas, que representam as províncias de Kurzeme, Vidzeme e Latgale.
A Catedral da Natividade (Nativity Cathedral) é a maior igreja ortodoxa dos bálticos e sua construção se deu entre os anos de 1876 e 1883, quando a Letônia ainda fazia parte do Império Russo. Já foi usada como observatório, planetário, cinema e refeitório, porém voltou a fazer cultos após a queda da União Soviética.
Na Estônia em encontrei a Morte. Na Letônia eu encontrei um fantasma... O que vou encontrar na Lituânia?